A utilização das motos é cada dia mais freqüente, seja na entrega de uma encomenda como algum documento, comida, remédios, etc. As polícias e o corpo de bombeiro também têm utilizado as motos como um meio de agilizar o atendimento. Infelizmente os criminosos também viram um novo modus operandi ao cometer um crime, o uso das motos por bandidos tem sido comum.

Os ladrões começaram a utilizar as motos como aliadas na década de 90, em alguns assaltos a bancos, eles utilizavam durante as fugas, com o passar dos anos, o aumento dos roubos em semáforos ou nos congestionamentos no qual aproveitam os vidros do carro aberto e assaltam o motorista. Algumas pessoas já foram vítimas da famosa “saidinhas de bancos” ao saírem da agência, são perseguidas por assaltantes, que utilizam motos e procuram abordar a pessoa em um local menos movimentado, outros criminosos ficam rodando pelas ruas e avenidas observando dentro dos carros, até encontrarem uma pessoa com um notebook dentro do veiculo.

Todos os crimes são sempre da mesma forma, dois criminosos em uma moto, sendo que o garupa é o que está armado e anuncia o assalto.

– No trânsito redobre a atenção quanto a aproximação de pessoas, tenha cuidado com motociclistas, principalmente com um garupa;

– Fique atento, cultive o habito de olhar ao redor, mantenha uma distancia do carro da frente, de tal maneira que, em caso de necessidade, possa fugir do local fazendo uma manobra rápida;

– Se você carrega seu laptop, coloque debaixo do banco ou dentro do porta-malas;

– ao sair de uma agência bancaria, fique atento. Caso esteja sendo seguido, acione uma viatura ou chame a policia.